segunda-feira, 11 de julho de 2011

A HISTÓRIA SE REPETE

Sou católico e membro ativo da Renovação Carismática Católica, um Movimento Eclesial que está próximo de celebrar o seu jubileu de ouro, ainda assim somos chamados a explicar nossa espiritualidade. Isto quando não somos perseguidos, pior ainda por aqueles que deveriam ser os “primeiros” acolhedores.
Participo de um grupo de oração, em São Bernardo do Campo, na diocese de Santo André á 14 anos e para minha surpresa em uma reunião no dia 1º de  Julho o padre desta paróquia dirigindo ao núcleo de serviço deste referido grupo comunicou que não podemos mais nos reunir no interior da Igreja e que devemos realizar nossos encontros no salão paroquial.
Não vemos problema algum em realizar os encontros do grupo de oração no salão, mas este salão cabe pouco mais de 40 pessoas e nós somos mais que 120 pessoas.
Vivemos em uma época que se prega “liberdades” de expressão, de imprensa, direito disso e daquilo, querem até que seja respeitado o direito de fumar maconha sem que seja crime, mas nós católicos da Renovação Carismática Católica estamos sendo tolhidos do direito de manifestar a nossa espiritualidade.
Não sabemos a quem recorrer, segundo a nossa Mãe Igreja, somos o seu corpo, cuja cabeça é Jesus Cristo.
Infelizmente, quem governa a paróquia que participamos?
A Igreja é Mãe  e Mestra, não temos dúvidas disso, mas aqueles que deveriam ser pais (padres), muitas vezes são padrastos ou age como tais. E nós sabemos que se o “filho da mãe” não agrada o padrasto, ele o joga no porão ou para fora de casa.
Pois é assim que estamos nos sentindo.
Se não bastasse ser colocados para fora da Igreja o Sr. Padre de forma agressiva e preconceituosa ainda disse que eu não sou católico. Diante da fala do padre faço um questionamento.
O que é ser católico?
No Catecismo da Igreja Católica §830 encontrei:
Que quer dizer Católico?
A palavra “católico” significa “universal” no sentido de “segundo a totalidade” ou “segundo a integridade.” A Igreja é católica porque nela Cristo está presente. Onde está Cristo Jesus, está a Igreja Católica. Nela subsiste a plenitude do Corpo de Cristo unido a sua cabeça, o que implica que ela recebe dele “a plenitude dos meios de salvação” que ele quis: confissão de fé correta e completa, vida sacramental integral e ministério ordenado na sucessão apostólica.
No blog da Canção Nova encontrei um escrito do Pe. Joãozinho, SCJ.
Entre outras coisas está escrito: “Que já no século I e II “ser católico significava, ser plenamente cristão.” O catolicismo, portanto, é o Cristianismo em sua “totalidade”.
Ser Católico é: totalmente discípulo, totalmente missionário, totalmente cristão.
Talvez eu não seja católico porque infelizmente, só comungo três vezes por semana, só rezo um rosário por dia e tenho me confessado somente a cada dois meses (ironia ou não este mesmo padre que disse que não sou católico tem sido meu confessor, e me absolvido). Coordeno um grupo de oração que só tem 120 irmãos. Talvez eu devesse ter sido um padre ao invés de ser só um leigo que ama Jesus Cristo e tem o desejo de torná-lo conhecido.

2 comentários:

  1. DEUS É CONTIGO IRMÃO, ELE É NA SUA VIDA. MUITOS SÃO CHAMADOS MAS POUCOS ESCOLHIDOS, E VOCÊ NÃO SO É ESCOLHIDO MAS RESERVADO POR DEUS, PARA GANHAR ALMAS PARA DEUS.QUE DEUS TE ABENÇÕE.

    ResponderExcluir
  2. Lamentável... Mas "o Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam na verdade. Ele faz a vontade daqueles que o temem, escuta seus gritos e os salva."Sl. 144,18-19
    Estamos juntos...Deus o abençõe!!!!!!

    ResponderExcluir