quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Encontro vocacional Coração Chagado

Encontro vocacional

O que entendemos por vocação?

A palavra vocação  vem do latim “vocare”, chamado. Como cristãos,  compreendemos ser vocação um chamado de Deus. Deus chama, e espera uma resposta. É Deus quem chama e é o homem quem responde ao chamado.

Vocação  difere de profissão – vocação é um chamado de Deus que é para sempre, em cada instante do dia e da vida. É uma vida apoiada na providência de Deus, vive-se o “ser” de uma vocação.

- Profissão – se trabalha por disposição inata ou adquirida (para determinada coisa) onde se encontra a remuneração necessária. 1Ts 4,3: “Esta É a vontade de Deus: a vossa santificação”. A santidade é a nossa vocação. Toda vocação  só é realizável pelo amor.

Vocação  dos leigos na Igreja (leigos = povo de Deus)

Na Exortação  Apostólica Pós-Sinodal Christifideles Laici que há variedade das vocações. Em MT 20, 1ss. Vemos que o proprietário chama os trabalhadores para a sua vinha nas várias horas do dia. Ao comentar esta página do Evangelho, São Gregório Magno interpela as várias horas da chamada relacionando-as com as idades da vida: É possível aplicar a diversidade das horas – escreve ele – às diversas idades do Homem. O amanhecer pode certamente representar, nesta nossa interpretação, a infância. A hora ter cia, pode entender-se como sendo a adolescência: o sol dirige-se para o Alto do céu, cresce o ardor da idade. A hora sexta É a juventude: o sol está como no zênite do céu – nesta idade reforça-se a plenitude do vigor. A idade adulta representa a hora nona, porque o sol declina do seu alto, assim esta idade começa a perder o ardor da juventude. A hora undécimo É a idade daqueles que se encontram muito avançados nos anos... Os trabalhadores são chamados para a vinha em horas diferentes, como querer significar que a santidade de vida um é chamado durante a infância,  outro na juventude, outro quando adulto e outro na idade mais avançada. Em qualquer momento de nossa vida, Deus nos chama; a qualquer hora podemos ouvir esse chamamento; e para cada época há uma missão diferente. Nunca podemos esquecer que Deus chama e  que aguarda a resposta  do homem.

O Papa João Paulo II disse que a Igreja deve dar hoje um grande passo, deve entrar numa nova etapa histórica  do seu dinamismo missionário: “Para evangelizar o mundo são necessários, os evangelizadores. Todos a começar pelas famílias  cristãs, devem sentir a responsabilidade de favorecer o despertar e o amadurecer de vocações missionárias. Recorrendo de modo especial e privilegiados oração,  conforme a própria palavra do Senhor Jesus (Lc 10, 2).

Vocação  e a Vida no Espírito

Formamos nossos pés na caminhada com Cristo a partir de uma experiência íntima com o Espírito Santo. A partir desse encontro profundo, nos deixamos ser conduzidos por Ele é aos poucos vamos sentindo uma transformação  em nosso interior.

A vida no Espírito consiste em:
Viver sob o senhorio de Jesus;
Viver a santidade;
Viver a missão;
Viver na comunidade fraterna.

É o Espírito Santo quem nos impulsiona a assumir que Jesus Cristo é o Senhor de nossas vidas, que nos conduz a uma atitude de conversão, gerando em nós vida de santidade. Ele nos leva a assumir o discipulado e o apostolado, e a viver em unidade com os irmãos.

Alguns sinais vão marcando nossa vida como:

Desejar conhecer mais quem é Jesus Cristo;
Viver o cristianismo de maneira nova;
Buscar o conhecimento da Doutrina da Igreja e das Escrituras;
Ter uma vida de oração  pessoal e comunitária;
Sentir a necessidade de louvar a Deus pelo que ele é, pelo que ele faz e por tudo que ele pode fazer;
Sentir o Senhor libertando do medo, das angustias,  dos ressentimentos,  das emoções descontroladas  É muitas vezes aprisionadas;
Ter coragem de olhar para nós mesmos e assumir que temos erros, necessidades,  fraquezas, e buscar em Deus nossa mudança.
Uma das coisas mais ricas que descobrimos na vida no Espírito é a vida fraterna,  a comunidade de irmãos. Não existe como viver no Espírito individualmente. É através  dessa experiência com o Espírito  Santo que nos sentimos o Corpo de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário